Leituras


A 4ª edição revisada do DSM-IV, da Associação Psiquiátrica Americana, elaborada para ser um manual prático e útil a todos os profissionais da saúde, mantém o foco em suas finalidades clínicas, de pesquisa e de ensino, sempre apoiado em uma ampla base empírica. Esta nomenclatura oficial foi desenvolvida para ser aplicável a uma ampla gama de contextos, sendo mundialmente utilizada. O DSM-IV-TR foi elaborado com o objetivo de atualizar o DSM-IV, oferecendo aos profissionais um texto condizente com os últimos avanços na área.
O texto demonstra como os nossos processos cognitivos são pertinentes às nossas experiências da realidade diária. O livro examina constantemente como a cognição pode ser aplicada a outras disciplinas, como educação, comunicação, negócios, psicologia clínica, psicologia social, medicina, direito e psicologia do consumidor. Conteúdo - Introdução; Processos Perceptivos; Memória de Trabalho; Memória de Longo Prazo ; Estratégias de Memória e Metacognição; Imaginação; Conhecimento Geral ; Linguagem I; Introdução à Linguagem e à Compreensão da Linguagem; Linguagem II; Produção da Linguagem e Bilingüismo; Resolução de Problemas e Criatividade; Raciocínio Dedutivo e Tomada de Decisão; Desenvolvimento Cognitivo.
Esta exposição sobre a teoria do conhecimento originou-se nas aulas proferidas pelo autor na Universidade de Colônia. Isso explica o esforço, não tanto para a tudo oferecer soluções completas, mas para apresentar de modo claro e minucioso o sentido dos problemas e as diferentes possiblidades de solução, sem renunciar a um exame crítico e a uma tomada de posição. O autor tem a convicção de que o sentido último do conhecimento filosófico não é tanto solucionar enigmas quanto descobrir maravilhas.